Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011



  • DIA 08 DE DEZEMBRO DIA DE MAMÃE OXUM 





Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o Orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro", que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época.
Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
Candomblé Bantu - a Nkisi Ndandalunda, Senhora da fertilidade e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi, tem semelhanças com Oxum.
Candomblé Ketu - Divindade das águas doces, Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez. Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.


(osun Ala agbo ofe a bi omo mu oyin. Otiti li owó adun ba soro po. O ni ra mo ide.
Oni ro wanranwanran wanran omi ro. Afi ide si omo li owo. Ase. )


(oxum nos cuida sem cobrar ,nos da a cura,aquela que da agua doce para criança ,é a que fala docemente para multidão ,a que comprou todos segredos do cobre ,é a agua que murmura sobre as pedras ,o espirito dos rios que dança com suas jóias ,fazendo tintenear seus anéis ,só os filhos de oxum tem pulseiras de cobre em seus braços .axé..)